domingo, 19 de junho de 2011

18 de junho - DIA DO QUÍMICO


Ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água, ar, poluentes, minerais e metais, bem como sua composição e propriedades, a química faz parte da nossa vida há milhões de anos.

Provavelmente, um dos primeiros fenômenos, relacionado à química e observado por nossos antepassados, foi a produção do fogo. Seu domínio veio logo a seguir, no período paleolítico, há 400 mil anos.

E quem está por trás desta ciência é o químico, realizando ensaios, experimentos, estudos e pesquisas para investigar as reações das substâncias.

O QUE FAZ?

O profissional de química tem um vasto campo de atuação. Da indústria à universidade, pode atuar em diversas áreas, desde que conjugue capacidade de análise e concentração com interesse pelas ciências e facilidade para matemática.

O químico industrial, por exemplo, trabalha no controle de qualidade da produção, análise de materiais e dos produtos fabricados e pode pesquisar dados sobre a criação e o aperfeiçoamento de produtos.

Já na área de avaliação ambiental, o químico pode elaborar projetos de preservação do meio ambiente, bem como detectar substâncias e analisar possíveis danos à natureza causados por agentes poluentes.

E em instituições de ensino e pesquisa, pode lecionar ou desenvolver pesquisas que investigam processos e propriedades da química.

A CIÊNCIA DAS CIÊNCIAS

A alquimia é considerada uma das ciências mais antigas, tendo influenciado todas as demais.

Precursora da química, seu objetivo era compreender a natureza e reproduzir seus fenômenos para atingir um estado superior de consciência.

Em seus experimentos de laboratório, os alquimistas buscavam duas substâncias: a pedra filosofal, capaz de transformar metais em ouro, e o elixir da longa vida, capaz de prolongá-la indefinidamente.

Além de legarem à química a descoberta de substâncias e experiências químicas, os alquimistas deixaram receitas sobre como obter a pólvora e o álcool através da destilação do vinho. Supõe-se que elementos como o arsênio, antimônio, bismuto, fósforo e zinco também foram por eles descobertos.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística




quarta-feira, 15 de junho de 2011

13 de Junho 2011 - Visita Técnica ao Espaço Natura Cajamar-SP

No dia 13 de junho, os alunos dos quatro ciclos do Curso Técnico em Química foram visitar a Indústria de Cosméticos Natura situada na Rodovia Anhanguera – km 30,5 em Cajamar-SP. Ao chegarem à empresa foram recepcionados pelas guias Andréia e Patrícia, que passaram as instruções e dividiram os alunos em dois grupos para que fosse iniciada a visitação as fábricas onde são produzidas as linhas de perfumaria e de maquiagem. Houve também a oportunidade de ser visto alguns dos benefícios que a empresa oferece a seus colaboradores como creche para seus filhos, serviços como costureira, correios, loja de presente, espaço saúde, entre outros.

Ao final da visita teve uma pausa para lanchar, as guias surpreenderam os visitantes com um vídeo de motivação e cada um recebeu um brinde Natura ao final da visitação.





Armazém em vertical



Imagens do Centro de Distribuição.




Parada para o lanchinho.


Turma toda reunida.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Dia 25 de Maio - Dia do Orgulho Nerd Arrecadação para ALICC


O dia 25 de Maio foi um dia extremamente diferente para os alunos da Etec Trajano Camargo. Pela primeira vez, foi feita uma comemoração para o dia do Orgulho Nerd. Os alunos do curso de Química tiveram aula no primeiro bloco normalmente. Logo após foi realizado durante o intervalo um pedágio para arrecadar dinheiro para ALICC, atividade finalizada com muito sucesso pelos alunos e professores do curso de química – como alguns alunos que utilizaram jalecos ou se fantasiaram de nerds, outros professores que jogaram “bombas-ninjas” ou tocaram músicas. Em seguida todos os “nerds” se reuniram para assistir ao filme “De Volta para o futuro 1”ou episódios da série “The Big Bang Theory”, atividade esta que permeou até o fim do período.














19 de Maio de 2011 - Abertura AIQ na Etec Trajano Camargo

No dia 19 de maio de 2011 houve na “Etec Trajano Camargo” uma palestra proferida pela Profa. Dra. Gislaine Aparecida Barana Delbianco relacionada ao Ano Internacional da Química de 2011. Ela iniciou falando a importância e o papel da Química no nosso dia-a-dia e que sem a Química nada funciona, e em seguida ela comentou sobre a Alemanha que é o berço da Área da Química, e que estão preocupados com a falta de profissionais da área, que tem um papel importantíssimo na humanidade.

O objetivo dessa comemoração é celebrar as contribuições da Química para o bem estar da humanidade e despertar o interesse do público, mostrando para a sociedade que a Química é fundamental para nossa compreensão do mundo e do cosmo, além de desmistificar a ideia de que químicos são loucos ou malucos.

O Ano Internacional da Química, comemorado em 2011, tem a finalidade de melhorar a compreensão e a valorização da Química como fonte de criatividade, reforçando a compreensão internacional de forma a promover o importante papel desta Ciência que tem como principal finalidade experimentar e fazer.

A palestrante também ressaltou sobre 100º Aniversário do Prêmio Nobel de Química atribuído a Marie Curie que teve um papel brilhante na Química durante sua vida. Ela dedicou todos os seus anos de trabalho voltados às grandes descobertas junto com seu marido, Pierre Curie, formulando importantes bases para o estudo da radioatividade.

Foi mostrado durante a palestra um documentário sobre toda a vida de Marie Curie, que foi a única mulher a ganhar dois Prêmios Nobel em áreas científicas.

Também foi ressaltado o 100º Aniversário da Associação Internacional das Sociedades de Química.

Ao final, também foi comentado sobre o Dia do Orgulho Nerd, que será comemorado em 25 de Maio. Nesse dia haverá pedágio para arrecadar fundos para a ALICC (Associação Limeirense de Combate ao Câncer), além da apresentação de alguns episódios da série "The Big Bang Theory".