segunda-feira, 11 de julho de 2011

ATENÇÃO ALUNOS 4º CQT e N


Para o desenvolvimento do TCC se faz necessário o agendamento do Laboratório de Química, para isso se faz necessário a entrega da SOLICITAÇÃO DE MATERIAIS, com uma semana de antecedência a data de uso (EX.: se for agendar para quarta feira dia 13 de julho, a solicitação deverá ter sido entregue no dia 6 de julho, NÃO SERÃO ACEITAS SOLICITAÇÕES FORA DO PRAZO).


É de Responsabilidade de cada grupo providenciar esta SOLICITAÇÃO que está disponível no xerox da escola, na pasta do Coordenador do Curso (Jacob).

Preste muita atenção ao preenchimento deste documento (deverão ser preenchidas as duas vias, pois uma pertence ao grupo solicitante e a outra ao lab.), para que não prejudique o andamento das aulas e o desenvolvimento do seu TCC. Para materiais e/ou reagentes que não foram solicitados será averiguado a disponibilidade e a acessibilidade do mesmo, ficando de antemão informados de que poderá ocorrer a falta deste material e/ou reagente para o desenvolvimento na data em que este não foi solicitado.

Dúvidas procurar Letícia (Laboratório).

Att
À Coordenação

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Participe do Concurso

A leitura como aventura e paixão


Dicas de Leitura:








Contribuição do Professor Celso de Amorim Camara, Professor Adjunto, Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Rua Dom Manoel de Medeiros s/n, Dois Irmãos, Recife-PE-Brasil, CEP 52171-900, Tel(fax) 81-33206382/81-33206370


Game Químico


O site do CRQ-IV disponibilizou a partir do dia 30 de junho, um jogo virtual para jovens, para estimular o conhecimento científico e o interesse pela química. O game Corrida Elementar faz parte do programa de comunicação do CRQ-IV para o Ano Internacional da Química
O objetivo do Conselho é proporcionar uma atividade lúdica e divulgar a química para os jovens, mostrando que ela não está limitada a um laboratório e, ao contrário, é uma ciência que faz parte do dia a dia de todos.
Corrida Elementar é um game destinado a adolescentes, com 4 níveis de dificuldade. Uma tela inicial em cada nível apresenta fórmulas químicas, seus elementos, nomes comuns e para o que servem na indústria e na vida cotidiana. O nível 1, por exemplo, apresenta fórmulas como NH3 , explica que se trata do amoníaco, a fórmula da água, H2O, e o CO2, ou gás carbônico.

O jogo consiste em unir os elementos químicos, facilmente identificáveis com os símbolos e cores diferentes. Para pontuar é preciso uni-los na ordem correta. No final, um ranking situa a pontuação e lista os melhores colocados.
Andrea Mariano, da Gerência de Fiscalização do CRQ-IV, explica que a sugestão de criar o jogo partiu da Agência Contexto, vencedora da licitação que o Conselho promoveu em 2011 para definir a agência de publicidade responsável pelas campanhas referentes ao Dia do Químico e ao Ano Internacional da Química. As fórmulas químicas e demais conteúdos foram repassadas à equipe de desenvolvedores do game por Wagner Lopes, Gerente de Fiscalização do CRQ-IV.

Todas as etapas de confecção foram acompanhadas por profissionais da química para garantir a correção de nomes e fórmulas disponibilizados no game.

Para jogar, acesse o link.


e clique nas imagens.

Químicos na TV 2: Conselho veicula comercial sobre o AIQ


A partir deste sábado, dia 02 de julho, o CRQ-IV começará a veicular na TV Record de São Paulo e em vários canais por assinatura um comercial para celebrar o Ano Internacional da Química (AIQ). Assim como o que veiculou por ocasião do Dia do Profissional da Química, o novo filme foi criado pela Contexto Propaganda, agência contratada por meio de licitação pública para desenvolver as campanhas publicitárias da entidade neste ano. A campanha do AIQ se estenderá até o mês de novembro.

Chamado "Mistura", o comercial mostra algumas situações do cotidiano das pessoas nas quais a química tem papel essencial. A ideia é mostrar ao grande público que os benefícios proporcionados por essa ciência são mais visíveis do que se pode imaginar. Além disso, o filme pretender contribuir para os esforços que vêm sendo feitos mundialmente este ano no sentido de desfazer a imagem negativa que vem à tona quando se fala que este ou aquele produto não é bom "porque tem química".

Graças um acordo feito com a TV Record, o comercial será exibido em todo o estado de São Paulo nos intervalos de programas como Cine Aventura, Fala Brasil, Record Notícias e Série CSI. As inserções começarão a partir do dia 02 para as cidades cobertas pelas retransmissoras de Bauru, Campinas e Franca.No dia 04, poderão ver o filme os telespectadores das cidades cobertas pelo sinal transmitidos a partir das cidades de São Paulo, Santos e São José do Rio Preto.

Na TV fechada, o comercial será transmitido nacionalmente, a partir do dia 06 de julho, nos intervalos das programações dos canais Discovery, Animal Planet, Discovery Home&Health, Liv e Travel&Living. Só neste mês serão feitas 138 inserções nesses canais.

Clique no link abaixo para ver o filme.