sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Quarta-feira 24 de Agosto de 2011

As atividades do terceiro dia da V Semana de Química prosseguiram-se já na tarde daquele mesmo dia, onde os estudantes do 3º e 4º ciclos foram convidados a realizarem uma visita técnica para a CJ Alimentos.

Durante o período da noite, foi apresentada, por meio de Rosimar Ap. Meira Dias e José Flávio Barbosa, componentes da Usina Iracema, em Iracemápolis, a palestra “Produção Sucroalcooleira”, ou seja, produção de açúcar e álcool.

Foram mencionados o processo de produção desde a captação da cana-de-açúcar, sua lavagem, as máquinas e tecnologias da engenharia pelas quais a cana se submete, até a chegada do produto final, que é ou o açúcar ou o álcool. Também apresentou-se os principais padrões exigidos pelos importadores, a importância dessas produções para a economia do estado e do país, as inovações e os investimentos necessários para que os processos sejam melhorados, desenvolvidos e perpetuados.

Após a palestra, reiniciou-se o sorteio de brindes e finalizou-se o terceiro dia de palestras. As fotos podem ser conferidas a seguir:






Terça-feira 23 de Agosto de 2011


No segundo dia da V Semana de Química da Etec “Trajano Camargo”, do dia 23/08, numa terça-feira, os alunos do curso tiverem o privilégio de conferir, primeiramente, a palestra “Poluentes Emergentes”, coordenada pela Profa. Dra. Gisela de Aragão Umbuzeiro, que por sinal mostrou-se possuir um ótimo senso de humor.

Segundo Gisela Umbuzeiro, poluentes emergentes ou contaminantes emergentes representam os novos poluentes que adquirimos diariamente pelo mercado, muitas vezes substâncias em escala nanométrica que usamos, por exemplo, como perfumes, e que terão como destino final a água. Como estão em escala muitíssimo pequena, estes poluentes podem não serem filtrados pelas estações de tratamento, e contaminam animais e seres humanos.

Os principais novos contaminantes são representados por praguicidas, algumas substâncias como abrazina, triclozan, TBT, diclorofenacos, estrógenos e etc. Tais substâncias poderiam contrair, por exemplo, a produção de dois órgãos sexuais em determinados animais. Muitas outras substâncias em escalas nanométricas também podem acabar pairando na água potável que bebemos, como é o caso de drogas e alucinógenos, cujos vestígios são jogados no esgoto.

A palestra de Gisela fora seguida pela palestra de Rogério Bertacini (Electrochemical), cujo tema fora “Galvanoplastia”. Conheceu-se os principais processos de galvanoplastia, os equipamentos utilizados, as principais soluções ou metais em que o processo é realizado, bem como métodos úteis de segurança e os novos avanços nos estudos de galvanoplastia, processo que pode ser substituído por uma espécie de “revestimento a vácuo”, já desenvolvido pelos chineses.

Após mais uma rodada de sorteios de sucos Mid, finalizou-se o segundo dia de palestras.

A seguir pode-se conferir as fotos de terça-feira: