terça-feira, 8 de novembro de 2011

6ª Feira de Projetos e Tecnologia


A 6ª Feira de Projetos e Tecnologia ocorreu de 21 a 22 de setembro de 2011, com a intenção de divulgar e integrar a sociedade a escola Etec Trajano Camargo.
O curso de Química apresentou em seu laboratório a química das cores, fazendo o uso de vários indicadores ácido-base para dar cor aos materiais mais utilizados no laboratório, contou também com a participação dos visitantes em experimentos de identificação de substâncias ácidos e bases, cuspindo fogo com maisena, encolhendo isopor e também o vulcão de dicromato de amônio.

CONFIRA AS FOTOS...
















Sexta-Feira, 26 de Agosto de 2.011.

Chegara o fim do último dia da V Semana de Química da Etec “Trajano Camargo”.

Durante o período da tarde, alunos dos mais diversos ciclos participaram da visita técnica rumo a CP Kelco, produtora e exportadora de pectina, substância presente em diversos produtos industrializados, muitos conhecidos no mercado nacional. Também rendera um ótimo café da tarde...

A última palestra ocorrera no período da noite, coordenada por Ricardo Tibério, membro da Comau do Brasil, e teve como título “Motivando para a Qualidade”, uma palestra que misturou tanto incentivos a qualidade que um bom empregado/trabalhador/empreendedor deve adquirir, até incentivos mentais/psicológicos utilizador por muitos para alcançar o sucesso, seja financeiro, seja material, seja pessoal.

A palestra fora permeada de vários vídeos que ora evidenciavam problemas de segurança nos mais diversos trabalhos realizados, até vídeos motivacionais, seja provenientes do meio artístico, como coreografias perfeitas, seja provenientes de filmes, como “Desafio de Gigantes”, sempre contextualizando os temas propostos.

Após a palestra, deu-se início ao último sorteio de sucos-prontos Midi, e um prêmio especial – um erlenmeyer moldado a uma placa de vidro e produzido pelas empreendedoras da Recupecor – fora destinado ao Prof. Ricardo F. Jacob, coordenador do curso, em homenagem a todos os feitos realizados durante aquela semana.

Deu-se fim, portanto, a V Semana de Química da Etec “Trajano Camargo”. Um pouco cansados devido a intensa semana, porém adquirindo um contato maior com o mundo da química, os alunos foram embora, esperando, agora, compreender ainda mais a bela profissão pela qual pretender escolher.

As fotos do último dia da semana de química podem ser conferidas abaixo:






E lembrem-se: Se você não fizer parte da solução... Será parte do precipitado!

Quinta-Feira, 25 de Agosto de 2.011.

O quarto dia da V Semana de Química também deu-se início à tarde, quando as turmas do 2º Ciclo e do 1º Ciclo (ambos da tarde) foram convidadas a realizar uma visita técnica para a ETA – Estação de Tratamento de Afluentes, atualmente coordenada pela Foz do Brasil. A visita fora agradável e rendera um bom café da tarde repleto de pães de queijo!

Naquela noite, dando sequencia às palestras da semana, foram convidadas a apresentar “Química e Empreendedorismo” Lais Barana Delbianco e Lais Peixoto Rosado, ambas formadas em química e empreendedoras do projeto Recupecor, produzindo peças de vidro recicladas para fins essencialmente decorativos.

Durante a palestra, reafirmou-se a importância dos químicos na atualidade e a necessidade de jovens empreendedores, bem como incentivos tanto estatais, federais, quanto privados, para formar jovens que saibam lidar com as técnicas do empreender. Embora seja um tipo de ação inicialmente ousada, as palestrantes garantem que vale a pena investir em microempresas, transformando cidadãos em donos de seus próprios negócios.

A segunda palestra da noite fora ministrada por Alexandre Leite de Oliveira, integrante da Foz do Brasil, cujo tema fora “Novas Tecnologias na Área de Saneamento”.

Mencionou-se os principais processos para tratamento de esgoto, bem como as novas tecnologias, muitas já adotadas pela Foz, para tratar as águas da cidade e descartá-las de forma limpa e sustentável ao rio de onde ela é retirada. Dentre as novas técnicas utilizadas, está o manuseio do reator UASB, bem como seus mecanismos com microorganismos que degradam substâncias tóxicas, até os modos de obtenções ou “descarte” do biogás ou gás metano por ali produzido, da sujeira retida na estação a da limpeza dos reatores.

Após as palestras os brindes foram sorteados. Vale ressaltar que todos os espectadores ganharam, naquele dia, uma porta-lixo para carros, junto a dois informativos da Foz sobre qualidade da água.

As fotos do penúltimo dia da V Semana de Química podem ser conferidas abaixo: