sexta-feira, 11 de maio de 2012

Comemoração do DIA DO NERD 25 de Maio de 2012


25 de maio
DIA DO ORGULHO NERD

“Respeite o nerd hoje, pois amanhã ele pode ser chefe”
Bill Gates

A partir de 2006, o dia 25 de maio ganhava novo sentido, deixava de ser apenas o ‘Dia do Massagista’ para se tornar o”‘Dia do Orgulho Nerd (ou geek)”. A data escolhida tem como em referência à estréia do primeiro filme da série Guerra nas Estrelas, em 1977, um dos ícones do movimento que começou a ser comemorado na Espanha (“dia del orgullo friki”, em espanhol). O motivo de 25 de maio ser o dia nerd não foi por acaso, nesta data em 1977, ocorreu a première do primeiro filme da série Star Wars.
“O nerd não mudou. Ele continua sendo aquele cara completamente ligado e entendido sobre certos assuntos, como tecnologia e quadrinhos. O que mudou foi a cultura atual, que valoriza isso. Os nerds querem ser nerds e as pessoas querem ter nerds por perto”, explica a especialista em comunicação e cultura Lia Amancio.
Os especialistas responsabilizam um dos homens mais rico do mundo pelo prestígio conferido aos nerds hoje. “Parte do que trouxe os nerds para o mainstream cultural foi o fato de o Bill Gates fazer parte do grupo”, diz Nugent. “Os nerds de ontem deram a volta por cima em termos de reputação: você batia em mim na escola e olha onde eu estou agora”, complementa Lia. Filmes e séries de Hollywood ajudaram a transformar a opinião sobre os nerds. “Os retratos dos nerds se tornaram mais simpáticos nos filmes”, conta Benjamin Nugent, autor do livro “American Nerd: The Story of my People” ("Nerd Americano: A História do Meu Povo", ainda sem publicação em português).
Algumas séries de TV mostram personagens que são autênticos exemplares de nerd, e já se tornaram favoritos. Além da já clássica Chuck e The Big Bang Theory são alguns exemplos. As duas usam a mesma fórmula, nerds clássicos acompanhados por lindas mulheres, e no caso de Chuck, muitos tiros. Chuck tem referências diretas a clássicos como Star Wars, Tron e Duna, além de muitas outras instituições geeks.
Em Big Bang Theory, o personagem Sheldon Cooper é um capítulo a parte, o nerd não é mais um cara abobalhado, motivo de chacota, mais sim alguém com muito conhecimento, que se orgulha de ser diferente. Uma das cenas Sheldon vai a feira medieval em um cosplay de Spock analisando tudo com seu tricorder e também o seu sonho na réplica da Máquina do Tempo usada no filme quando ele é atacado por Morlocks. Para Luli Radfahrer, a série esconde um sentido profundo, em seu texto Internet, experts e The Big Bang Theory, ele faz um comparação dos quatro personagens principais com alguns tipos de produtos e serviços da Internet, e a vizinha Penny simboliza o usuário final para o qual os serviços são projetados, e que muitas vezes não entende nada, ótima dica do post da Fabiane Lima no MeioBit.
Quanto à palavra nerd, existe mais de uma possível explicação. A palavra é a sigla do laboratório de tecnologia Nothern Eletric Reasearch and Development - Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric, do Canadá, nos anos 1950. Outra expliçação fala que alguns alunos do MIT - Massachussets Institute of Technology - chamavam os alunos que só estudavam e não gostavam de ir às festas de "knurd", que, em inglês, tem a mesma pronúncia de "nerd". "Knurd" é a palavra "drunk" - "bêbado, em inglês - escrita ao contrário.
Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, foi considerado geek durante seus anos de faculdade – e hoje é dono de uma empresa que vale mais de US$ 40 bilhões.

As homenagens e as piadas referentes ao universo geek

Existem dezenas de sites e blogs na web dedicados ao orgulho nerd, como o Deixa de Nerdice, Nerdice, Zona Nerd e I Wanna Be a Jedi, por exemplo. Eles se intitulam como um espaço para a discussão e o compartilhamento de ideias relacionadas ao mundo geek. Nesses sites, também é possível e encontrar dicas de livros e jogos voltados para o público nerd.
Há também espaço para as piadas. O Desciclopédia, por exemplo, brinca com o conceito do Dia do Orgulho Nerd e dá algumas dicas de o que fazer neste dia. Entre eles, estão "participar de uma passeata virtual no Second Life", "agradecer ao Bill Gates antes de sentar-se em frente ao computador" e "assistir a trilogia dupla de Star Wars em inglês sem legenda".
O site também brinca com os direitos e deveres de todos os nerds, como os direitos "de ter poucos (ou nenhum) amigo", "de dominar o mundo", "de não gostar de futebol ou de qualquer outro esporte" e os deveres de "se há uma discussão sobre um assunto nerd, você tem que dar sua opinião", "esperar na fila em toda noite de estreia. Se puder ir fantasiado, ou pelo menos com uma camisa relacionada ao tema, melhor ainda" e "não perder seu tempo em nada que não seja relacionado à nerdice".

Fonte: portal Terra e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário